menu
teste1 teste2 teste3

Pesquisar este blog

sábado, 9 de maio de 2009

As armas do corpo - parte 2:

Figura acima: um leucócito(glóbulo branco ) em meio as hemácias 9glóbulos vermelhos)

Antes de continuar, as novidade da gripe suína:
Casos confirmados no Brasil: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u562285.shtml
Estratégias de defesa: http://noticias.terra.com.br/gripesuina/interna/0,,OI3755449-EI13839,00-Rio+aumenta+fiscalizacao+contra+gripe+suina+em+aeroportos.html
E pra completar: http://noticias.br.msn.com/especial/gripe-suina.aspx?cp-documentid=19674813

Continuando agora o artigo sobre as defesas do corpo humano!
Deicxando de olhar pra dentro da célula e passando a olhar ao seu redor vemos as consequências das citocinas sobre todo o ambiente: O vasos sanguíneos se dilatam, o que afina suas paredes e aumenta o fluxo da sangue pro local. Com essa mudança de fluxo os elementos pesados do sangue (proteínas e células) começam começam a se infiltrar no tecido com problemas. E como temos aumento da nutrição, as células produtoras de muco aumentam sua produção. Os glóbulos brancos então chegam ! Deles, neutrófilos, macrófagos e células dentríticas devoram os vírus que ainda não invadiram e os restos de células mortas.
Os macrófagos e células dentríticas, após digerirem seus alvos, são sugado pelo sistema linfático até um linfonodo onde, através do seu próprio MHC( vide a primeira parte), vão expor os pedaços de vírus pros glóbulos branco chamados linfócitos.

Sabe aquelas bolinhas ou ínguas que surgem de vez em quando no pescoço, perto da virilha ou nas axilas? Normalmente são linfonodos que aumentaram de tamanho pra dar conta do recado!Pra quem quiser saber mais do sistema linfático e seus linfonodos: http://www.colegiosaofrancisco.com.br/alfa/corpo-humano-sistema-linfatico/sistema-linfatico.php





Os leucócitos tem a seguinte origem: durante a divisão celular enzimas específicas causam mutações aleatoriamente num grupo de protéinas exclusivas dos leucócitos, então cada leucócito é diferente genéticamente um do outro, sendo destruído ou neutralizado pela medula óssea e pelo timo aqueles que tentarem atacar o próprio corpo ou que não conseguem ser estimulados o suficiente para atacarem invasores. Voltando ao linfondo, os linfócitos que se ativarem com a presença das proteínas virais vão se multiplicar e sofrer ainda mais mutações, então aquelas com maior atividade sobrevivem e vão para o local infectado. Assim, os linfócitos B produzem os anticorpos contra o vírus ( o IgA é um anticorpo que sobrevive em mucosas), o linfócitos T lançam citocinas que controlam toda a resposta de defesa. Enquanto isso as células do tecido são incentivadas a se multiplicarem pelas citocinas e pela destruição celular.

Claro, isso tudo descreve o processo na invasão viral na gripe. Nas bactérias ainda temos a defesa primária das bactérias já existentes em harmonia com o organismo na superfície da mucosa. E vírus que atacam outros orgãos tem que enfrentar antes de invadir a célula outras defesas locais. Pra quem quiser conhcer mais da IgA e dos outros anticorpos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imunoglobulina

A pneumonia que aparece nas gripes graves se dá porque se o processo é muito intenso as defesas se fadigam, as bactérias locais entram em desequilíbrio e se acumula muco com tecido celular morto, cheio de nutrientes pras bactérias se multiplicarem e cairem no pulmão. E como idosos tem defesas mais fracas isso ocorre com mais facilidade.

E de onde vem a ideia que vitamina C é bom pra gripe? Ela tem 2 funções muito importantes no organismo: 1) Auxilia na produção de colágeno, um fibra de proteínas que organiza os tecidos do corpo , coordenando todo o processo de regeneração 2) Neutraliza radicais livres. Pra destruir estruturas invasoras os neutrófilos e macrófagos produzem grande quantidade de radicais livrs (http://pt.wikipedia.org/wiki/Radical_livre) que digerem os vírus e bactérias, mas a parte que "vaza" acaba digerindo também as células normais! Assim a vitamina auxiliaria diminuindo essa destruição extra. E não tomem mais de 1 grama de vitamina C por dia, pois como o seu excesso sai na urina acima dessa dose ela começa a formar cristais na urina, dando início à pedra nos rins! Aqui tá a bula da vitamina: http://x.bulas.med.br/index.pl?C=A&V=66506F737449443D36383935266163743D73686F7752656164436F6D6D656E7473 Próxima parte: o papel do cérebro nas defesas do corpo!






Mitologia: As armas de Perseu: continuando a parte de armas mágicas, falemos do arsenal de Perseu, o herói que matou a medusa , cuja origem já contei(http://hiperboriax.blogspot.com/2009/04/nascimentos.html).

Hermes deu-lhe suas sandálias aladas, Hades deu-lhe um capacete que o deixava invisível, Hefeto deu-he uma arma que era foice e espada ao mesmo tempo, Atena deu-lhe um escudo de bronze 9no qual ele veria refletido a medusa, podendo assim vê-la sem virar pedra) e Deméter deu-lhe uma bolsa que nunca faltava comida. E, após decapitar a medusa , ela guardou a cabeça que mantinha seu poder de transformar seres vivos em pedra!


No Egito, existem algumas divindades ligadas à cura. A mais famosa foi o arquiteto, chamado Imhotep, das primeiras pirâmides do egito, que existiu de verdade e cuja fama fez com quem, após morrer, passasse a ser adorado como um deus (incrível como em 3000 anos as coisas se repetem). Mas como um arquiteto pode ser ligado à cura? Ocorre que nos grandes mitos da criação egípcia temos as seguintes figuras:
Na cidade Mênfis o sacerdócio pregava como sendo o verbo/palavra sagrada de Ptah, o senhor dos artesãos, como tendo criado todos os deuses. Ele seria a terra primordial que nasceu das águas primordias para dar origem ao deus Atum/Rá (o Sol, que criou o resto da Terra).
E em Mênfis ele foi considerado filho Ptah. No templo de Esna, o deus Cnum, com cabeça de carneiro, era considerado criador de toda humanidade através de uma roda de oleiro. Assim, temos os 2 grandes arquitetos: um que criou o mundo espiritual com o verbo divino e outro que criou a humanidade na argila.


Próximo post falo da origem da medusa e sobre os outros deuses, anteriores à Imhotep, que trazem o conhecimento medicinal para o egito! Imagens: Wikipédia.
Biografia: Tratado de fisiologia aplicada á saúde ,Carlos Roberto Douglas , Quinta edição, Robe EditorialHistologia Básica, Luiz C. Junqueira e José Carneiro décima edição
Coleção Mitologia Grega ,Irmão Stephanides, Ediouro
Mitos e lendas da grécia antiga, John Pinsent, Editora da Universidade de São Paulo e Edições melhoramentos, 1969
Mitos Egípcio, George Hart, Editora Moraes, 1992

Um comentário:

  1. luisão.. tá lendo bastante.. hein..abraço
    luciano gregorio

    ResponderExcluir