menu
teste1 teste2 teste3

Pesquisar este blog

sábado, 2 de maio de 2009

As armas do corpo humano Parte 1

Como estamos falando da luta contra as doenças, como a maioria não sabe que existem mais de 10 tipos diferentes de glóbulos brancos e como quase método de cura "alternativo" menciona manipulação do sitema imune é dele que vamos falar.
Vamos nos imaginar enxergando por uma super câmera colocada num vírus da gripe (talves daqui uns 20 anos alguém invente isso, pois a nanotecnologia está vindo aí). Nos aproximamos da pessoa quando um fluxo de ar puxado pelo nariz nos trás pra dento da cavidade nasal. Nós encontramos isso:

É a nasofaringe. Mais ao fundo enxergaremos a adenóide, que muita gente acaba precisando tirar cirurgicamente. Essa massa chamada adenóideé uma massa de tecido imunne também chamada de tonsila . Quando temos muitas infecções ou quando ela muito sensível a elas a adenóide acaba aumentando muito e causando problemas por tampar o nariz e a tuba auditiva.

Passamos para o orofaringe e vemos o resto do Anel Linfático de Waldeyer, composto pelas tonsilas palatinas,tonsila faríngea, tonsila lingual, tonsilas peri-tubárias e tecido linfóide da faringe. Elas são os locais onde a maioria dos glóbulos brancos que lutam nas infecções de nariz e garganta ficam armazenados , destruindo os invasores antes que ocorram um infecção.
Nos aproximamos nas paredes e ,usando nsso supersistema deultrassom embutido, vemos o seguinte tecido,o epitélio respiratório:


Ele tem as seguintes células:

Caliciformes: produtoras de muco., composto por diversa proteínas, inclusive IgA. As IgA são anticorpos que explicarei no próximo tópico . A barreira muco é primeira barrreira direta. Se ficar grudado nela, os cílios das células seguintes vão te levar até o estômago onde é digerida a partícula (sim! Comemos uma boa quantidade de nosso próprio catarro diariamente!)

Colunares ciliadas: prolonagamentos chamado cílios, que se movem por estímulos químicos para levar o muco.

Célula nervosas: Elá que te dar dor de gargante, avisa seu corpo para expirrar, ente outras funções. Ela, ao receber as citocinas, envias ossinais para o cérebro enquanto produz no local substância que controlam a inflamação.

Basais: dão origem a todas as outras células

Após escapar dessa super barreira finalmente nosso vírus entra numa célula (EEEba!), mais precisamente, joga seu RNA (é um vírus da gripe que estamos vigiando) junto com enzimas que produzem um DNA a partir do RNA do vírus e "sequestram" substâncias da célula para o processo , a partir do qual vai produzir tanto os RNAs dos novos vírus quanto proteínas que o formam. Mas as defesas DENTRO da célula começam a agir:

1) Proteossomos: complexos de proteínas lembrando um barril, eles destroem protéinas marcadas com um subtância chamada ubiquitina cuja função primária( sem invasão viral) seria grudar nas proteínas antigas antes que elas se deformem e fiquem tóxicas pra célula.

2) Lisossomos: São bolhas compostas por uma membrana indêntica a membrana celular mas cujo conteúdo é cheio de enzimas para destruição de substâncias, usada pela célula pra reciclar organelas e substâncias " estranhas que apareceçam (como nosso vírus)

3 )Citocinas: Como já falei anteriormente elas avisam as celulas locais do problema e atraem glóbulos brancos(leucócitos [lecu = branco, citos= célula])

4) MHC:Uma parcela das proteínas digeridas pelos lisossomos são levada pra essa estrutura que fica na superfície da célula. Se algum glóbulo branco se aproximar e identificar a proteína apresentada como estranha ao organismo ele vai lançar citocinas para trazer mais leucóticos .

5)Apoptose: è quando a célula comete suicídio químico (buáááá ). Ou um linfócito , como os NK ( abrevitura de natural Killer ) é ativado por citocinas + MHC e lança um sinal pra começar a apoptose ou a própria célula, devido ao desequilíbrio químico intenso, ativa o mecanismo por si mesma ( dentro das células temos subtânias que inibem e outras que ativam a apoptose. Numa invasão e em mutações genéticas a fabricação dessas substâncias fica alteradas
No próximo post O corpo inteiro se movimenta para se defender do vírus e a respostas de grandes dúvida: vitamina C previne resfriado? Meditação melhora o sistema imune?
Pra quem gosta de ciência em geral, esse são algum link interessantes:
http://www2.uol.com.br/sciam/ site da revista Scientific American
http://revistagalileu.globo.com/ site da revista Galileu



Agora , enquanto o corpo luta com suas armas, motrarei agora algumas das grandes armas na mitologia:
Primeiro quero falar de Hefesto, deus da forja, responsável pela armadura de Aquiles! Filho de Zeus com Hera, Hefestos nasceu coxo e, por isso, Hera arremessou ele do alto do Monte olimpo para o ocenano, onde foi encontrado por dois espíritos da água(ninfas) que cuidaram dele. Mas , mesmo criado em ambiente marinho o grande interesse de Hefesto foi pelas áreas vulcânicas e num desses vulcõees montou sua oficinal na qual começou a fabricar jóias incríveis para suas mães adotivas. Elas, ao desfilarem com tais jóis no Olimpo , chamaram a atenção de Hera, que perguntou se tal ourives( ela não sabia que era seu filho e nem as ninfas sabiam disso) poderia fazer uma jóia pra ela. Hefestos recebeu a mensagem e preparou suavingança. Enviou pelas ninfas um trono tordo ardonardo de jóias, mas quando a deusa Hera sentou-se um mecanismo feito de um metal invisível e muito forte prendeu a deusa.
Ares(deus da guerra) se ofecereu para ajudar e foi até o vulcão onde vivia Hefestos para forçá-lo a libertar Hera, mas o senhor dos ourives pegou o cabo de metal em brasa que tava trabalhando e acertou bem no meio da cabeça de Ares, que voltou correndo para o Olimpo! Então vem Hermes, mensageiro dos deuses e senhor da diplomacia, conversar com Hefestos. Mas o senhor da forja simplesmente batia no metal para moldá-lo com tanta força que não ouvia nada do que Hermes dizia! Então veio Dioníso, deus do vinho e das festas. Ele entrou na oficina de Hefestos com seus súditos e começou a dar uma festa lá dentro! Hefestos foi ver o que tava acontecendo, acabou tomando um gole de vinho atrás do outro e Dioníso o arrastou bêbado para o Olimpo, onde desfez a armadilha e se reconciliou com o resto dos deuses.


A imagem é do quadro " A Forja de Vulcano" , de Diego Velasquez (1630)
Próximo post falarei das grandes armas, incluindo mitologias além da grega!Aqui vão um link incrível sobre espadas mágicas ao longo da maioria das mitologia ( inclusivea famosa Excalibur!): http://www.sedentario.org/colunas/teoria-da-conspiracao/rei-arthur-excalibur-e-sabres-de-luz-12646
E já que falamos de mitologia grega, aqui tá o principal site brasileiro de Cavaleiros do Zodíaco:
http://www.cavzodiaco.com.br/ (sim, foi daí que surgiu meu interesse por mitologia)

Biografia: Tratado de fisiologia aplicada á saúde ,Carlos Roberto Douglas , Quinta edição, Robe Editorial
Histologia Básica, LuiC Junqueira e José Carneiro décima edição
Coleção Mitologia Grega ,Irmão Stephanides, Ediouro
Mitos e lendas da grécia antiga, John Pinsent, Editora da Universidade de São Paulo e Edições melhoramentos, 1969

Nenhum comentário:

Postar um comentário