menu
teste1 teste2 teste3

Pesquisar este blog

sábado, 25 de abril de 2009

O retorno do vírus

Olá gente!
Essa semana teve bastaste coisa interessante.
Um dos maiores físicos do planeta teve problemas de saúde :

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL1092595-5603,00-FISICO+STEPHEN+HAWKING+ESTA+CONFORTAVEL+EM+HOSPITAL+AFIRMA+PORTAVOZ.html
A criação de nanorobôs está cada vez mais próxima:
http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=andarilho-robotico-de-dna-imita-o-sistema-de-transporte-das-celulas&id=010180090421
Uma nova gripe está se espalhando.
http://noticias.uol.com.br/bbc/2009/04/25/ult36u46541.jhtm
Como quase todo mundo já teve uma gripe e as pesquisas com vírus são parte da base pras pesquisas com DNA vamos fala sobre o vírus da gripe.


Ciência

  1. O nome científico do vírus é Myxovirus influenzae. Por que Influezae? Por que durante a Gripe Espanhola várias pessoas(inclusive alguns cientistas) acreditavam que condições astronômicas e meteorológicas eram as causadoras da doença. Realmente as mudanças climáticas do inverno favorecem muito a proliferação do vírus : as pessoas ficam mais em lugares fechados e em agrupamentos de pessoas para se protegerem do frio, o que facilita a transmissão de pessoa pra pessoa. Assim, ter uma ambiente arejado sempre é bom pois ajuda a disperssar os microorganismos do ar. Cepa , em microorganismos, seria o mesmo que raça ou subespécie.

  2. Sobre o vírus em si, como visto na foto ele tem uma cápsula protéica que envolve seu RNA. Por que isso é importante? Ei o porquê:
    - O RNA é menos estável que o DNA , então sofre mutações mais facilmente( por isso que todo ano tem uma cepa nova)
    - O vírus fica sem fazer nada fora de uma célula. Quando as proteínas que forma sua capa entram em contato com protéinas específica na superfície de células eles grudam nelas e despejam seu RNA lá dentro (no caso as protéinas alvo são aquelas mais presentes no chamado" epitélio respiratório"uma pele que cobre do interior do nariz até os brônquios no pulmão) . Por isso que a parte dos medicamentos (não vacinas) chamados retrovirais atuam grudando nas proteínas do epitélio respiratório para bloquear a passagem do vírus.

  3. Os sintomas mais frequentes da gripe são caracterizados por febre,calafrios, cefaléia, tosse seca, dor de garganta,congestão nasal ou coriza, mialgia, anorexia e fadiga.
    Vocês perguntam: por que temos tudo isso de sintomas se eu já disse que ela ataca quase sempre as células da garganta, nariz e pulmão?
    Resposta: quando uma célula sofre qualquer lesão, incluinda a invasão por vírus, a mesma reage produzindo substâncias denominadas citocinas e aiva as células próximas dela para produzirem citocinas, numa reação em cadeia, sendo que essas citocinas agem principalmente no cérebro e nos glóbulos brancos para mobilizar as defesas do organismo. Dependendo do tipo de lesão celular ou do organismo que invadiu a célula alguns tipos de citocina são produzidos em maior ou menor quantida que outras ( por isso muitas doenças começam iguais, confundindo facilmente um começo de meningite com uma virose qualquer, pra depois apresentarem sintomas muito diferentes.



  4. A vacina: como um vírus só se multiplica dentro de uma célula ( pelo menos os conhecidos atualmente, que são milhões) o vírus é cultivado ovos de galinha embrionados. O Vírus então é filtrado e morto ( inativado).
    Inspirado no trabalho do Grupo Regional de Observação da Gripe francês15 19, em 1995 foi criado no Brasil o Grupo Regional de Observação da Gripe (GROG) com o objetivo de sistematizar a coleta de informações sobre a circulação de vírus respiratórios no país,
    especialmente o vírus influenza. A partir do ano 2000, este projeto ganhou maior abrangência e passou a chamar-se Projeto VigiGripe. O grupo, vinculado à Universidade Federal de São Paulo, está integrado àrede mundial de vigilância em trabalho conjunto com a Seção de Vírus Entéricos e Respiratórios do IAL, o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) de
    Atlanta (EUA) e a OMS. O Projeto VigiGripe colabora com informações que ajudam a traçar o perfil epidemiológico da doença no Brasil. Com as cepas mais encontradas são então usadas pra preparar a vacina.
    E você diz: mas eu tomo a vacina e fico gripado! eudigo: tome ela não quando já começou o inverno e você deve ter pega a infecção, mas um pouco antes. Afinal, a vacina é feita pra evitar a infecção, que fica uns 4 dias sem sitomas antes de começar a gripe pra valer.
  5. Como visto locais pouco ventilados com grande aglomeração de pessoas e animais temos a transmissão superfacilitada do vírus. Assim, fica fácil variedades diferentes se misturarem ( é só dois ou mais vírus diferentes injetarem seu RNA na mesma célula) e criarem variedades novas.




Mitologia
Na mitologia grega temos Asclépio como sendo o pai da medicina. Ele é uma semi-deus filho de Apolo que foi entregue ao sábio centauro Quiron para ser criado ( o mesmo centauro que ensinou Aquiles e era amigo de Hécules). Com um conhecimento vastíssimo sobre a arte de curar suas habilidades eram tão grandes que até ressuscitava os mortos. Mas o senhor do mundo dos mortos, Hades, não gostou de ver seu reino esvaziando e pediu a Zeus que fizesse algo. Zeus então fulminou Asclépio com um raio. Mas mesmo no mundo dos mortos ele continuou exercendo sua habilidades e Zeus, em reconhecimento, transformou ele na constelação de Ofiúco.


Um método muito usado era o doente passar uma noite dormindo no templo dessa divindade. Ela teria um sonho relacionado com a forma de curar a doença.



Fontes:
http://www.roche.pt/sites-tematicos/gripe/index.cfm/gripe/a-gripe/



http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-77042005000200007&lng=pt&nrm=iso



http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0037-86822003000200011&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt



http://www.templodeapolo.net/



Pra quem curte pesquisas com DNA:
http://www2.uol.com.br/sciam/reportagens/computadores_de_dna_ganham_vida.html



Pra quem quer conhecer mais de Asclépio e da medicina na antiguidade
http://www.ff.ul.pt/paginas/jpsdias/Farmacia-e-Historia/node18.html


Té mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário