menu
teste1 teste2 teste3

Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Vacinação da gripe suína

Oi gente!
A vacinação contra a gripe úína/gripe H1N1 / gripe já está ocorrendo.
A vacinação está ocorrendo em etapas pra evitar confusão ( todo mundo indo de uma vez nenhum posto de saúde daria conta)> Pras pessoas entre 20 e 29 anos, até dia 23 de abril. Até 23 de abril também estão sendo vacinadas as mulheres grávida.
Receberão a vacina idosos com 60 anos ou mais portadores de doenças crônicas, entre 24 de abril a 7 de maio. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum. No período de 10 a 21 de maio, serão imunizados adultos de 30 a 39 anos.
Muita coisa se fala por aí sobre o vírus e a vacina, então quero esclarecer algumas coisas:
- a vacinação não é obrigatória
- idependente de qualquer coisa o virus se espalha mais por contato e pelo ar sem ventilação. Logo, lavar as mãos e buscar áreas com boa ventilação são itens que auxiliam MUITO na prevenção da gripe
- a vacina só é contra-indicada pra quem tem alergia a ovo.
- a vacina só usa pedaços do vírus, não o vírus. E uma vacina funciona ativando a atividade inflamatória (a imunidade da pessoa), o que pode ser exarcebado em algumas pessoas, causando alguns dias de mal estar. Logo, a vacina não causa gripe.
- sou médico e tenho contato direto com pacientes e profissionais da saúde, logo, além de ter uma chance maior de pegar o vírus, se eu ficar com gripe corro o sério risco de transmití-la para pessoas já debilitadas. Então tomei a vacina.
- sobre os boatos de vacina causando autismo ou ter componentes toxicos, aconselho lerem essa análise da American Society for Clinical Investigation sobre as pesquisas com vacinção e autismo : http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2336894/?tool=pubmed . Então, podem ficar tranquilos.

Mais informações é só acessar o site do ministério da saúde ao lado ou deixar perguntas nos comentários.

Um comentário:

  1. Oi, Luiz. Muito legal seu blog e obrigado pela ajuda na campanha, hehe. A vacina só é contraindicada para pessoas que têm alergia grave às proteínas do ovo. A grande maioria das pessoas que têm reações locais pode tomar a vacina. É sempre bom consultar o médico responsável para sabermos a gravidade da alergia às proteínas do ovo.

    Grande abraço

    ResponderExcluir