menu
teste1 teste2 teste3

Pesquisar este blog

domingo, 11 de abril de 2010

Cyborg- Parte1

Materias atras falamos de 2 trilogias de policiais com armadura robótica (veja aqui http://hiperboriax.blogspot.com/2009/12/armaduras-brilhantes-nascimento.html e aqui http://hiperboriax.blogspot.com/2009/12/armaduras-brilhantes-ao-resgate.html ), parte da mitologia atual que expande o antigo conceito de cavaleiros de armaduras brilhantes( calma que já to fazendo uma matéria dos Cavaleiros dos Zodíaco :-), então falemos hoje de outra parte dessa visao atual, representada pelo americano Robocop e pelo japonês Jiban: os cyborgs!
E pra quem discute qual dos dois foi o primeiro policial cyborg, eis o verdadeiro precursor: o desenho animado do Oitavo Homem!
O Oitavo Homem
8-Man (Eitoman)
Produção: TCJ/Eiken, 1963
Episódios: 56 p/ tv
Criação: Kazumasa Hirai (Roteiro) e Jiro Kuwata (Arte)
Exibição no Japão: TBS (07/11/1963-31/12/1964)
Exibição no Brasil: Globo
Mangá: Shonen Magazine
Oitavo Homem – O Policial do Futuro
8-Man After (Eitoman After)
Produção: JC Staff / Sanctuary, 1993
Episódios: 4 p/ vídeo
Exibição no Brasil: Multishow
Disponível em: Vídeo e DVD
Distribuição: Mundial Filmes
Criada original mente em quadrinhos japoneses) , o herói era um policial que morre defendendo um cientista que , agradecido, o ressuscita num corpo robótico. A segunda adaptação pra video cheguei a assistir no Multishow e quem quiser ainda acha por ai o DVD com alguns episodios. Recomendável (apesar de meio violento).

Na mitologia grega temo o relato do gigante Talos criado pelo Deus Hefesto: seucorpo era de broze e em seus vasos sanguíneos metálicos corria sangue divino, tendo a funcao de proteger a ilha de Creta. Então, num único personagem mitologia, temo um um cyborg/gigante/semi-deus (eu s otakus achando que o seriado Neon Genesis Evangelion foi o pioneiro nisso. O que ele fez foi resgatar e atualizar o conceito)

Mas o Japão continuou a nos surpreender, pois um grande roteirista chamado Shotaro Ishinomori criou varias series com a temática cyborg que definiram metade dos rumos tomados pelos seriados japoneses ate os dias de hoje, primeiramente com Cyborg 009: sua versão mais recente passou no Brasil pelo Cartoon Network alguns anos atras, mas o primeiro seriado surge em 1968, em preto e branco, pela produtora Toei e exibido no Brasil entre 74/76 pela TV Tupi de São Paulo. Nele 9 pesssoas de diversos países são sequestradas e transformadas por um organizacao secreta com o objetivo de usa-los como armas para dominar o mundo, mas os jovens conseguem fugir e passam a usar os poderes que adquiriram para lutar contra ela.
(Kikaider: Kikai -Maquina em japone + Rider - motoqueiro em ingles)
Mais pra frente Shotaro cria em, 1972, o seriado Kikaider, um robô com mente humana artificial(homenagem ao Astroboy) criado para defender a humanidade, seriado que teve sucesso o suficiente pra ter varias animacoes lancada mais pra frente, infelizmente ineditas no Brasil.
(Metalder)
Em 1987 A Toei Company lancou o heroi metalder cujo visual homenageia Kikaider (alem da semelhante origem dos heróis.), que foi exibida no Brasil na Band, apesar do pouco sucesso. Procurem por ai que os episódios valem a pena! E como no mundo do entretenimento nada se cria, ma tudo se copia, após o sucesso de Power Ranger compraram o seriado Metalder e tentaram americaniza-lo (http://tokubrasil.com/2010/index.php?option=com_content&view=article&id=169:cybertron-o-embriao-dos-vr-troopers&catid=60:materias&Itemid=116 ), mas como foi rejeitado, compraram o seriado Spilvan , misturaram os dois e refizeram o roteiro com atores americanos , resultando no Vr Troopers ( http://www.jbox.com.br/materias/vr-troopers/ ).Vendo VR Troopers que descobri a existência de Metalder.

Sobre a origem mitológica do ser artificial, alem da famosa historia do Pinocchio e das varias historias de alquimistas criando homúnculos e golens, na mitologia grega temos a historia de Pigmaliao , escultor que nunca encontrava uma mulher adequada para si, então usou toda sua habilidade para criar uma estatua representando seu ideal, que de tao bela e feita com sentimentos puros fez Afrodite(deusa do Amor) se comover e transformar a estatua numa mulher de verdade que se casou com Pigmaleao. ( Acharam que a historia do filme “Mulher Nota 1000” saiu do nada?)

No mundo real o implante mais conhecido chama-se marcapasso, que coordena o ritmo cardiaco, sendo os mais modernos programados pra cada doença cardíaca, alem de bombas de insulina para diabeticos, implantes cocleares para quem tem deficit de audição, alem de pernas e bracos bionicos atuais bem limitados. Para quem saber aonde vão o limite dessas protesses, vejam : http://tv.terra.com.br/Esportes/Destaques-Esportes/4403-133471/Duplo-amputado-chega-ao-topo-do-Everest.htm

O que já existe para:
1)implantes cerebrais : http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u624206.shtml
2)sentidos bionicos: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=olho-bionico-implante-retina&id=010110100331
3)Próteses: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u684607.shtml
4) Membros biônicos: http://www1.folha.uol.com.br/folha/informatica/ult124u661140.shtml


Continua !

Nenhum comentário:

Postar um comentário