menu
teste1 teste2 teste3

Pesquisar este blog

sábado, 19 de dezembro de 2009

Armaduras Brilhantes : Nascimento

Capa do game dos Uchuu Keiji

Olá gente!
Retomando ao foco do site que é mostrar os vínculos da saúde com a mitologia nesse clima de esperança que é o natal vamos falar sobre um tema bem interessante: A idéia do “Cavaleiro de armadura brilhante”, que agora retoma com fôlego com a chegada do filme do Homem de Ferro 2!

Mas qual é a ligação afinal? Simples: a tecnologia, já que o guerreiro de armadura mágica atualmente mostra o uso da tecnologia como fonte de poder! Inclusive o Homem de Ferro dos cinemas tem um ferimento no coração que é reparado por essa tecnologia!
Então , começo mostrando justamente os limites do novo com o antigo, primeiro com um computador com a tecnologia de ponta do Windows 7 e visual super-retrô: http://www.sedentario.org/tecnologia/oi-eu-sou-um-pc-2-22878
E do outro lado , uma possibilidade do PC do futuro, com as tecnologias Touch-Screen e tela flexível juntas:
http://colunas.epoca.globo.com/bombounaweb/2009/12/14/como-sera-o-notebook-do-futuro/

Agora vamos dar uma geral nos heróis metalizados.

Nas produções live-action japonesas temos um gênero chamado de Tokusatsu, dado aos seriados
e filmes de super-heróis cujo maios famosos no Brasil é justamente um guerreiro de armadura tecnológica: Jaspion!
Mas o Jaspion foi o quarto herói do estilo, o chamado sub-gênero Metal Heroes. Antes dele teve a chamada triologia dos policiais do espaço (Uchuu Keiji , em japonês) , cujo primeiro herói
foi o policial espacial Gavan! E como esse artigo é sobre origens , falaremos um pouco sobre essa série antes de outras.

Gavan: Membro da polícia do espaço, composta por várias raças alienígenas, vive disfarçado na terra com a identidade secreta de Takeshi. Sua armadura vinha por teletransporte, dando-lhe o poder de soltar raios pelas mãos, visão de Raio-x , controle de vários super-veículos, uma espada laser e uma arma de raios. Além, claro, do aumento da força física.
E a tecnologia ruma para a criação de trajes realmente com propriedades incríveis, nada a deve pros super-uniformes da ficção: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nasa-fabrica-fibras-materiais-mais-duros-mundo&id=010160091214
Mimi: Alienígena do planeta pássaro que auxilia Gavan, tem forma humana mas pode se transformar num pássaro minúsculo a fim de espionar os inimigos. Interessante com existem muitas lendas de pessoas, especialmente mulheres, que se transformam em pássaros, como a lenda brasileira do Uirapuru, as formas alternativas de vários deuses egípcios espcialmente Hórus e Rá, os animais símbolos da deusa Athena (coruja) e de Zeus( águia) na mitologia grega .
Além disso, a idéia de um pássaro espião já foi exaustivamente usado na TV, como o pássaro robô de Speed Racer, o parceiro do Homem-Pássaro, o falcão do líder dos guardiões da tumba no filme A Múmia ( a versão recente que gerou a triologia atual), os pokemons pássaros, o guerreiro que sempre ficava nos bastidores em Cavaleiros do Zodíaco era o Fênix. E a Feiticeira de He-man Também se transforma em pássaro!

No mundo real a tecnologia para criação de robõs voadores de pequeno porque avança cada vez mais:http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=microrrobo-salta-voa-precisao-ate-alvo&id=010180091008
além do controle cerebral de animais voadores: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=inseto-tem-voo-controlado-eletrodos-implantados-cerebro&id=010180091002

Nave de Combate: enquanto os outros heróis tinham uma nave(ou mais) que virava um robõ humanóide gigante, Gavan tinha uma nave que virava uma Dragão Robô! Mas os robôs gigantes, monstros gigantes e dragões merecem uma série de artigos só pra eles!
Os vilões: O Clássico império alienígena. Mas um ponto bem curioso é que , no meio da série, os vilões roubam um sistema de teletransporte e o modificam pra fundir os monstros, um bela referência ao clássico de terror A Môsca.

Herói Aço da DC Comics

E temos ainda outros heróis fora do Japão:
Aço: http://pt.wikipedia.org/wiki/A%C3%A7o_(DC_Comics)
Homen de Ferro: esse vai ganhar um artigo mais pra frente...
Robocop,o policial do futuro: http://pt.wikipedia.org/wiki/RoboCop
Hardware: http://www.omelete.com.br/quad/100023357/Linha_Milestone_vai_voltar_a_DC_e_se_integrar_ao_universo_de_super_herois.aspx
Na incrível série Justiça , de Alex Ross, temos nas edições finais toda a Liga da Justiça usando armaduras de Combate.
Em Power Ranger, a partir da temporada Power Rangers no Espaço, o Ranger vermelho ganha pelo menos uma armadura de combate ou traje extra no meio da série.

Herói Aço no filme de mesmo nome (1997)


Dicas de sites:
Hqs: http://www.universohq.com/
Tokusatsu: www.tokufriends.com/index.html
Tokusatsu: http://www.tokubrasil.com/

Inovações: www.inovacaotecnologica.com.br
Comentem a vontande!
Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário