menu
teste1 teste2 teste3

Pesquisar este blog

domingo, 11 de outubro de 2009

Filtrando açúcar




Oi gente! Antes de começar o artigo de hoje, algumas notícias:
Finalmente temos a vacina contra o H1N1 (viva!!!!!) http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,dose-unica-de-vacina-basta-contra-gripe-h1n1-diz-laboratorio,429143,0.htm


E, falando em vacinas, uma contra o vício em cocaína está em desenvolvimento. http://www1.folha.uol.com.br/folha/bbc/ult272u634040.shtml


E a busca de uma vacina contra a AIDS continua
http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u631190.shtml


Vamos falar um pouco sobre um processo que envolve diretamente a membrana celular: A Diabete Mellitus!
A base de todos os tipos de Diabete mellitus(DM) a falta de transportes de açúcar para dentro da célula, que ocorre através de uma proteína da membrana chamada GLUT4 e que é ativada pela insulina.


Na DM tipo 1, mais comum em crianças, o corpo produz anticorpos contra a célula Beta do Pâncreas, produtoras de insulina. Por causa disso a insulina humana diminui até quase sumir nesses casos. Não é uma herança genética como a maioria conhece de recessivo ou dominantes, mas há todo um conjunto de genes que aumentam a chance da pessoa desenvolver essa doença.


Na DM tipo II a causa é o que aparece naquele documentário Super Size-Me: os níveis altos de açúcar e gordura no sangue são tóxicos pras células pancreáticas. Além disso, o excesso de açúcar é armazenado como gordura no corpo, então temos a equação (muita gordura)+(muito açúcar)+ (pouco exercício)= super barriga! E o tecido adiposo ( especializado em armazenar gordura) produz normalmente vários hormônios, e como ele vai ta muito aumentado nesses casos ele produzir muuuuitos hormônios que bloqueiam a ação da insulina, que vai precisar de níveis maiores pra fazer o mesmo efeito.
Tanto é a assim que a ação do medicamento mais famoso contra DM tipo II é diminuir a resistência à insulina no fígado, um dos principais órgãos de controle dos níveis de glicose no sangue.


Na mitologia grega um mito bem interessante sobre comida é a cornucópia, um item mágico do qual qualquer comida em qualquer quantidade poderia ser tirada sem nunca se esgotar ( como a bolsa mágica do gato félix, a sacola encantada do Papai Noel, o c´hapéu mágico do personagem Presto do desenho Caverna do Dragão. Tão começando a ver as origens?). De acordo com a lenda, quando Zeus era criança e vivia escondido numa ilha para que seu pai Cronos não o devorasse ( já que Cronos via os próprios filhos como ameaça ao seu poder), hvia uma vaca mágica com quem Zeus viviabrincando, mas um dia, acidentalmente , ele quebrou o seu chifre. Ele, querendo reparar o mal que fez, usou seus poderes divinos pra que de dentro daquele chifre saíssem qualquer comida em qualquer quantidade que ela desejasse.


Uma pesquisa ajudando a explicar o consume de gordura e açúcar em excesso: http://www1.folha.uol.com.br/folha/equilibrio/noticias/ult263u635271.shtml
Pra quem quer saber mais sobre DM: http://www.diabetes.org.br/tudo-sobre-diabetes

Até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário