menu
teste1 teste2 teste3

Pesquisar este blog

sábado, 26 de setembro de 2009

Os filtros do ser humano

Ooooooooooooooooi gente!

Como um novo tipo de filtro biológico está sendo criado pela UNICAMP http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=nanopeneiras-polimeros-uso-biomedico&id=010165090915
decidi comentar hoje sobre os diversosfiltros do corpo humano , as nossa peneiras naturais.

1) A mais básica de todas as estruturas de filtração é a própria membrana celular. Basicamente composta por uma camada dupra de fosfoípídeos (http://pt.wikipedia.org/wiki/Fosfol%C3%ADpido ) entremeados com proteínas, esta constituição faz com que apenas moléculas hidrossolúveis ( gorduras e hormônios derivados do colesterol) possam entrar e sair livremente da células, com qualquer outra partícula como água, ions minerais, proteínas em geral, etc, precisando ser transportados pelas proteínas.



2) Intestinos : Cada porção intestinal é mais seletiva a determinada substância:
monossacarídeos (glicose, galactose, frutose): duodeno e jejuno proximal.
gordura: duodeno e jejuno proximal.
ferro: duodeno e jejuno (íon ferroso).
proteínas: jejuno.
água: parte alta do tubo intestinal.
ácidos biliares: íleo distal.
vitamina B12: íleo distal




3) O rim: o rim é formados por nefrons, estruturas tubulares responsáveis pela filtração renal. No caso, o grande filtro estra na parte do nefron chamada de cápsula de Bowman , cujas células produzem uma rede de protéinas carregadas negativamente de forma qu e apenas partículas pequenas e com carga elétrica positivam possam passar do sangue pra futura urina, com o ressto dos túbulos bombeando elementos do sangue para a urina e vice-versa afim de manter o equilíbrio bioquímico o corpo.


4) O Baço : poucos conhecem esse órgão . Repleto de leucócitos (glóbulas brancos) ele funciona como um reservatório natural de hemácias e células de defesa e como um filtro removendo células antigas e defeituso do fluxo sanguíneo.



Se eu começar a me aprofundar vou acabar me perdendo em detalhes, como as células da glia filtrando os nutrientes individualmente para cada neurônio ou a placenta que abastece e elimina as toxinas do sangue do cordão umbilical.

Próximo post vais mostra o que acontece quando essas filtragens dão errado e como prevenir isso!

Bibliografia:
Tratado de fisiologia aplicada á saúde ,Carlos Roberto Douglas , Quinta edição, Robe Editorial Histologia Básica, Luiz C. Junqueira e José Carneiro décima edição

Té mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário